quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Ipê Amarelo que não quis ser poste!

O Ipê Amarelo foi arrancado e tornou-se um poste da rede de energia elétrica em Porto Velho (RO), traduzindo toda a falta de sensibilidade humana.

E seu tronco acabou sendo fincado como poste na confluência da Av. Jatuarana com Rua Cravo da Índia, no bairro Cohab Floretsa.

Colocaram-no em pé para fornecer energia à Capital. Seria outra vitória do progresso, seria mais uma conquista do homem, se não fosse a sua vontade própria de viver.


Anos após ter virado poste, o ipê começou a florir.

Segundo os moradores do local que acompanharam a trajetória de renascimento do ipê, após florescer em meados de agosto, a CERON (Centrais Elétricas de Rondônia) transferiu os fios de alta tensão para um poste de concreto.

Assim, a árvore tornou-se mais uma figura pública nacional nascida em Porto Velho, figurando como protagonista em matérias espalhadas por várias redações no Brasil inteiro.


São aproximadamente 25 anos de história.

A árvore acompanhou o desenvolvimento do Estado, o crescimento da Capital. Viu de perto a criação do segundo maior centro comercial de Porto Velho na Av. Jatuarana, e acompanhou também sua pavimentação. Os moradores dos arredores sentem orgulho do monumento natural.
É uma dádiva da natureza que se sobrepôs à intervenção do maquinário humano.

Mulheres, que sejamos como esse Ipê Amarelo que resistiu e não perdeu a sua força e a esperança de sobreviver.

Mesmo que venham a podar nossos galhos e raízes, mesmo que nos finquem em uma calçada qualquer e nos imponham a condição de poste (de quietude e resignação), sejamos o Ipê Amarelo: ser forte, corajosa, jamais perder a esperança, persistir e ficar firme nas promessas do Senhor !

Mesmo que nos digam que é impossível mudar a nossa história, não nos deixemos enganar e sigamos em frente para a nossa vocação que é Cristo Jesus e ter certeza de que os planos de Deus para nossas vidas não serão frustrados, e acreditar que para Deus tudo é possível !!!

5 comentários:

  1. Olá,

    Parabéns pelo Blog, pela divulgação do ocorrido com o Ipê e a pela sensibilidade ao visualizar a relação disso com a nossa relação com Deus. Ao fazer uma pesquisa para saber o que realmente tinha acontecido com a árvore me deparei com as palavras e metáforas de vocês e isso me fez ter mais vontade ainda de recontar as peripécias do Ipê. Então, fiz isso e coloquei um link para o blog de vcs apos a historinha "biográfica" do ipê amarelo, qdo tiverem um tempo dêem uma passadinha por lá: www.fabiolisboa.com.br

    Ah, eu fiquei curioso (e provavelmente os leitores de meu blog tb) pra saber de onde conseguiram as fotos e demais informações sobre o caso.

    Abs,
    Fabio

    ResponderExcluir
  2. so assim agente vê a força da natureza

    ResponderExcluir
  3. Fazer um Ipê de poste é a supremacia da ignorância em todos os sentidos até os técnicos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!... que linda a história deste ipê amarelo. Maravilhoso. Estou pesquisando histórias de árvores. Tenho um blog: www.palavrasdeseda.blogspot.com e gostaria de postar nele essa história. Posso? Muito bom esse blog. Felicidades e a paz!

    ResponderExcluir
  5. Arvore que nasceu de um poste

    ResponderExcluir