quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Você sabia que hoje 23/09 é o Dia do Sorvete ????

É isso mesmo, aproveitando também a chegada da estação mais florida do ano, desde 2002 o dia 23 de setembro não é mais somente o início da primavera: é o Dia do Sorvete. Essa celebração, instituída pela ABIS.
Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete, é comemorada justamente para marcar o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época em que normalmente se acentua o consumo de sorvetes no Brasil, país que, embora seja tropical, ainda mantém a tradição de consumo de sorvete somente no verão, ao contrário dos países nórdicos, por exemplo. Enquanto eles consomem aproximadamente 20 litros por pessoa e ano, nós consumimos míseros 3,5 litros.



Nas palavras de Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, a grande dificuldade no Brasil é acabar com paradigmas de que sorvete é calórico e faz mal à saúde quando degustado no inverno.

O consumo per capita do brasileiro não chega a três litros.

Já na Europa, supera os 18 litros anuais.
Um sorvete de creme possui 208 calorias. Um pão francês e um ovo frito têm 269 e 216 calorias, respectivamente. Além disso, no Brasil, acha-se que o sorvete faz mal à garganta quando ingerido em dias frios diz Weisberg, lembrando que o produto, em alguns casos, tem indicação médica. Do ponto de vista nutricional, insiste Weisberg, o sorvete é rico em proteínas, açúcares, cálcio e fósforo.
E para homenagear o dia do sorvete com o inicio da Primavera, uma receita de dar água na boca, fondue com sorvete da Kibon.
Eu adoro sorvete e não tem melhor do que chupar um bom sorvete no calor humm..., e pesquisando na Internet achei essa delicia de receita gelada, quero fazer em casa pra ver se realmente dá certo, aí vai ...


FONDUE DE SORVETE

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 20 minutos


Ingredientes:

1 lata de creme de leite com soro

2 colheres (sopa) de conhaque

400 g de chocolate ao leite para cobertura picado

200 g de chocolate meio amargo para cobertura picado

01 pote de sorvete napolitano

Modo de preparo: Em uma panela coloque o creme de leite e o conhaque.

Leve ao fogo médio até aquecer, misturando sempre.

Retire do fogo, junte os chocolates e misture até ficar homogêneo.

Coloque em uma panela para fondue.

Utilize um boleador pequeno usando para fazer bolas de melão para bolear o sorvete.

Coloque as bolas de sorvete em uma travessa e sirva com o fondue.

Variação: Sirva com farofa de amendoim.

Dica Para que as bolinhas de sorvete fiquem duras, boleie em um prato e leve ao freezer até o momento de servir o fondue.

Bom apetite !

Nenhum comentário:

Postar um comentário