segunda-feira, 6 de abril de 2009

BOLETIM REVISTA CRESCER - Com informações sempre muito úteis!!!

Se vc tem filhos entre 3 e 4 anos, VALE A PENA LER!

"Pra que pressa?
Você sai do trabalho correndo para almoçar em casa e desfrutar de alguns preciosos minutos da companhia do seu filho. Tudo perfeito: mesa posta, comida cheirosa e fresquinha, mas no momento de comer seu filho fica “horas” para mastigar e engolir os alimentos. Aquilo que era para ser prazeroso passa a ser desesperador. Não há motivo para tanto. Estresse, já chega o do trabalho!
Comer devagar é o esperado. Os dentes de uma criança de 3 anos são de leite. Com isso ela tem menos força para morder e demora mais que um adulto para finalizar a refeição. Algumas, por outro lado, têm outros motivos para comer devagar. Por passarem pouco tempo com a mãe, podem prolongar inconscientemente o tempo da refeição para ficar junto dela. E isso não faz mal, pois comer devagar é importante para mastigar direito e exercitar os músculos da boca e da língua. A sugestão é, quando possível, os pais se ajustarem ao ritmo da criança, e não o contrário. Dessa forma, é possível desacelerar e aproveitar melhor o tempo juntos. Mas a atitude da criança não pode influenciar completamente a rotina alimentar da família. É necessário chamar a atenção do mastigador desacelerado que você tem hora e não pode ficar o tempo inteiro com ele. Esses avisos têm caráter educativo. Tanto que, com o tempo, ela vai se adaptar ao ritmo dos adultos.
De qualquer maneira, é preciso ficar de olho no comportamento de seu filho. Se ele cresce e se desenvolve normalmente, não há problema algum em comer devagar. Mas se a origem do problema for falta de apetite, incentive-a oferecendo comidas de que ela gosta com formas diferentes. Converse com o pediatra para descartar possíveis doenças."

Um comentário: