sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Crianças X Televisão


Alguns produtores de Televisão, diretores de filmes, riem das preocupações acerca da violência. Dizem: "É realista. Reflete a realidade. É o que os espectadores querem. Não precisa ver isso, precisa? Pode-se sempre desligar o televisor".


Mas não se tem muita escolha, principalmente quando estas cenas não são esperadas. Não se compra um televisor para mantê-lo desligado. Não se pode "desligar" a mente ou abster-se de algo desagradável que está a ser transmitido a cada momento. Os pais não podem estar presentes a todo o instante para assistir com as crianças aos programas infantis durante as horas que elas dispõem, nem devem.


A Televisão constitui um objeto de culto para as crianças. Está cada vez mais a substituir o papel dos pais. É uma espécie de "baby sitter" electrônica que desperta a atenção da criança, acalmando a sua impaciência e irritabilidade.


Crianças que vêem muita Televisão são mais agressivas do que as que vêem pouca. Os programas violentos não afetam apenas o seu comportamento, mas também as suas crenças e valores. Por exemplo, em geral, as crianças que vêem muita televisão temem mais a violência do mundo real. Em contrapartida, outras ficam insensíveis a essa violência; choca-as menos e reagem a ela com menor intensidade, ocorrendo uma aceitação maior da violência como uma maneira de resolver situações de conflito, além das crianças poderem se tornar menos sensíveis à dor e ao sofrimento de outras pessoas; e também se tornarem desobedientes às autoridades, desafiando-as constantemente.


A violência entre os personagens de desenhos animados pode passar desapercebida pelos adultos, ou ser considerada inofensiva, mas cenas violentas podem tornar as crianças habituadas a violência, e para elas isto passaria a ser de algo normal. Além do mais, é possível que as crianças podem tentar imitar a violência dos personagens, porque muitas vezes as cenas são consideradas como engraçadas e sem conseqüências mais sérias.

As crianças imitam o que vêem. Elas transformam isso em jogos, magoando e machucando outras crianças. A violência brutaliza. Torna as pessoas rudes e deprime os outros.

Pesquisas anteriores demonstram que crianças entre 02 e 10 anos passam ao redor de 2 horas por dia assistindo programas de televisão, e entre trinta e 90 minutos diários vendo fitas de DVD.

Demonstrou-se amplamente que a quantidade de violência presente nestes era consideravelmente mais elevada do que nos programas destinados a adultos em horários de grande audiência. Um estudo recente revelou que havia, em média, 25 atos de violência por hora nos programas infantis e apenas 5 nos programas de grande audiência.

A pesquisa foi realizada pelos Drs. Fumie Yokota e Kimberly M. Thompson, Harvard School of Public Health em Boston. Para o seu estudo, os pesquisadores definiram a violência como sendo atos intencionais com a intenção de causar dano físico, para coração, ou por puro divertimento; o agressor tenha algum tipo de contato físico com o objetivo de ferir a vítima.
Os pais deveriam ter o controle, segundo os autores, ( e eu também! )do que os seus filhos assistem. No caso dos desenhos animados em fita de dvd, uma avaliação prévia do filme por seus pais poderia ser recomendável.

Existem alguns Desenhos Animados, cujos conteúdos são altamente violentos. Deste tipo encontram-se o "Dragon Ball", o "Pokémon", os "Power Rangers", Ben 10, Puka ( sim a Puka, aquela japonesinha fofinha ) entre tantos outros que não me lembro.

Vejam algumas curiosidades de alguns desenhos animados ( somente alguns, heim, imaginem fazer este estudo mais profundo...)


Nome Pluto = demônio grego do mundo subterrâneo. Quem imaginaria?
Nome Coyote - demônio do índio americano.
( Peter) Pan - demônio grego da luxúria, cultuado ao demonismo.
Dragon Bol Z: Curioso é que na música da entrada em sua letra possui mensagens subliminares dando a idéia de um novo tipo de forca e fortes influências de espiritismo. Logo na entrada quando o garoto esta dirigindo o carro note na porta que está escrito SATAN 666 bem nítido. Um dos personagens se chama SATAN (Satanás em inglês) e o curioso é que em um de seus capítulos da série estavam chamando o nome de Satan dizendo que ele é a salvação das pessoas como um Herói e como um dos mais fortes de todos os personagens.
Bem 10: Mais ou menos a mesma linha do Dragon Bol Z, um garoto de 10 anos de idade, se transforma em 10 “criaturas” diferentes ( para mim demônios ), cada um deles com uma função diferente. Curioso que uma delas chama-se Besta, e esta vem para “salvar” o mundo e as pessoas.
Incentive seu filho a frequentar a escolinha da igreja, e tire um tempo diário para ler trechos da Bíblia com ele e orar junto. Coisa rápida para não se tornar um fardo para eles; mas desta maneira, você vai estar ensinando valores sólidos e capacitando-o ao discernimento.
Deixar as crianças na frente da televisão, facilita a nossa vida dentro de casa, porém precisamos analisar o custo – benefício, afinal, facilitará até quando?

3 comentários:

  1. Acredito que deveriam tirar o canal Cartoon Network do ar, so ensina violencia as criancas. Aqui na Africa do Sul e a mesma coisa, mas ainda bem que ha tambem canais que as criancas aprendem muito, sem nenhuma violencia... O que fazer? Ninguem da mais importancia a nada neste mundo, o exemplo tem que vir de nos mesmos... Cuidado com o que seus filhos assistem... Um beijo Maga

    ResponderExcluir
  2. Concordo Maga, o Cartoon é um canal horrível... Enquanto eu conseguir controlar isso lá em casa, o Rapha só assiste Discovery Kids. Mas quando sair desta fase, o melhor é instruirmos os pequenos no caminho da verdade, pois proibir acaba sendo uma missão impossível, afinal, a cada dia surge mais um e pior do que o anterior...

    ResponderExcluir
  3. eu tenho 12 anos estava assistindo agora e escutei bem direitinho em certa parte da musica fiquei supreso 'na sua frente ele vai se masturba e ben 10' e eu assistia quando tiver um tempo veja a musica em camera lenta

    ResponderExcluir