sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Para Refletir e seguir o Exemplo!


Nestes dias em que estaremos em descanso, vou deixar aqui um pedacinho da vida de mulher, que deu uma lição de amor de Deus para o mundo. Sugiro até, vermos o filme sobre a vida dela. É muito lindo.


Impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, tirou curso rápido em enfermagem, que veio a tornar-se um pilar fundamental da sua tarefa no mundo.


Em 1946, decidiu reformular a sua trajetória de vida. Dois anos depois, e após muita insistência, o Papa Pio XII permitiu que abandonasse as suas funções enquanto monja, para iniciar uma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar as crianças pobres a ler. Desta forma, nasceu a sua Ordem – As Missionárias da Caridade.


Começou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou a ensinar o alfabeto e as regras de higiene. A sua tarefa diária centrava-se na angariação de donativos e na difusão da palavra de alento e de confiança em Deus.


No dia
21 de dezembro de 1948, foi-lhe concedida a nacionalidade indiana. A partir de 1950 empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra. Em 1965, conseguiu autorização para a sua expansão a outros países. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.

Mais de uma década depois, em
1965, foi aprovada sua Ong Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc.

O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Templeton Prize, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.

Morreu em 1997, aos 87 anos, mas o seu trabalho missionário continua através da
irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora. ( Viram? Discípulos!!!! )

Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. ( Viu? Lembram do nosso defasio? Sorrir em casa? Abalamos!!! )


A vida de Madre Teresa, por si só, já é uma pregação que ecoa em nossos ouvidos. Seus discursos sempre foram destemidos e verdadeiros. Sua mensagem de Paz até hoje serve de consolo para todos nós. Às vezes, não é preciso falar de Deus para evangelizar. Apenas com nossos atos diários, as pessoas podem ver Jesus na nossa vida. Precisamos repensar nas nossas atitudes. Elas refletem Deus nas nossas vidas?


Mulher com uma sabedoria divina, nos deixou várias frases, que nos fazem voar. Coloco aqui, poucas delas.


“O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso.”

O dia mais belo ? Hoje
A coisa mais fácil ? Errar
O maior obstáculo ? O medo
O maior erro ? Abandono
A raiz de todos os males ? O egoísmo
A distração mais bela ? O trabalho
A pior derrota ? O desânimo
Os melhores professores ? As crianças
A primeira necessidade ? Comunicar-se
O que mais lhe faz feliz ? Ser útil aos demais
O maior mistério ? A morte
O pior defeito ? O mau humor
A pessoa mais perigosa ? A mentirosa
O sentimento mais ruim ? O rancor
O presente mais belo ? O perdão
O mais imprescindível ? O lar
A rota mais rápida ? O caminho certo
A sensação mais agradável ? A paz interior
A proteção efetiva ? O sorriso
O melhor remédio? O Otimismo
A maior satisfação ? O dever cumprido
A força mais potente do mundo ? A fé
As pessoas mais necessárias ? Os pais
A mais bela de todas as coisas ? O amor

MADRE TEREZA DE CALCUTÁ


E você? O mundo consegue ver Jesus através da sua vida? Eu preciso mudar muitas coisas...

Um comentário:

  1. esse texto é realmente muito bonito, nos faz desejar cada vez mais sermos um pouco como essa maravilhosa pessoa.

    ResponderExcluir