terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Super Importante: Refeições à mesa!


Li no site diva.com esta matéria e achei super importante postá-la. É meio longa, mas leiam até o fim e coloquem em prática o mais rápido possível!
Foi comprovado no ano passado pelo estudo "O Poder das Refeições", realizado pela Knorr, que compartilhar as refeições de maneira regular pode melhorar os relacionamentos e os sentimentos de bem-estar entre as pessoas, reduzir o risco de sobrepeso e obesidade e ter implicações positivas para o desenvolvimento infantil, particularmente em termos de aprendizado, de sentimentos de contentamento e redução de comportamentos antissociais, como o uso de drogas. "As refeições em família podem nos ajudar de forma muito básica a lembrar de quem somos", ressalta Miriam Weistein, jornalista e autora do livro The Surprising Power of Family Meals,. "Se pensarmos nisso como um ritual que existe desde o início dos tempos, dá para saber por que é algo tão importante. Reforça o nosso passado, é um jeito fácil de ensinar às crianças quem elas são, de onde vieram", explica.
A jornalista estava fazendo uma pesquisa na Universidade de Harvard, em 1996, quando se deparou com um estudo da Universidade de Columbia que a fez se interessar pelo tema. "Eles tentavam descobrir o que levava os adolescentes a adotar comportamentos diferentes durante a vida. E descobriram que crianças que comiam com as famílias se saíam melhor em todos os aspectos", lembra. Então, Miriam pesquisou mais a fundo e chegou a uma série de conclusões. "Crianças constroem vocabulário à mesa do jantar: de 2 mil novas palavras, mais de mil vêm das conversas durante as refeições, o que leva a um melhor desempenho escolar durante toda a vida", afirma. "Crianças que fazem refeições em família comem mais frutas e vegetais, tomam menos refrigerantes e se alimentam melhor mesmo quando estão fora de casa", acrescenta.

Infelizmente, o momento das refeições tem sido cada vez mais deixado de lado pelas famílias do mundo todo. A apresentadora do programa Super Nanny, Cris Poli, tem visto isso na prática aqui no Brasil. "Com o Super Nanny eu reparo o que acontece com as famílias e posso dizer que em 90% dos lares as pessoas não comem juntas. Em 10% dos casos, os pais aproveitam o momento da refeição para dar bronca nos filhos. Então, vira uma hora de cobrança e as crianças fogem da mesa após a última garfada", diz. "Temos de ensinar aos pais que a refeição deve ser um momento feliz de conhecer os filhos para estreitar os relacionamentos e passar valores importantes. Não para discussões, e sim para incentivar e elogiar as crianças", ensina Cris. Ela acrescenta que o exemplo deve partir dos pais. "Eles precisam se conscientizar da importância das refeições. E o erro mais comum é que os pais são os primeiros a sentar à frente da tevê", lamenta. A constatação de Cris Poli vai ao encontro dos resultados do estudo "O Poder das Refeições", no qual 48% das pessoas ouvidas assistem à televisão enquanto comem. No Brasil, esse número é ainda mais alarmante: em 69% dos lares, as pessoas têm o hábito de assistir à tevê enquanto se alimentam. De acordo com os entrevistados, a dificuldade para juntar a família na hora da refeição vem do trabalho (30%) e da diferença de horários (28%).Tudo bem que hoje em dia a vida está mais corrida. Mas que tal priorizar? Segundo Miriam Weistein, é tudo uma questão de organização. "Olhe os seus horários honestamente. Pense sobre o que é realmente importante e não se preocupe se não der conta de fazer tudo que estava previsto. Você não precisa ser perfeita", aconselha a especialista, que dá ainda outra dica. "Deixe claro quais são as suas expectativas. Diga à sua família: 'Vamos fazer as refeições juntos porque é um momento importante para estarmos juntos e conversarmos'. Logo todos perceberão os benefícios dessa reunião familiar."

Fonte: http://www.divaonline.com.br/revista/integra.asp?idMateria=586&idPage=1
Ainda hoje heim!


5 comentários:

  1. Marii parabéns este blog está o máximo!
    Adorei ;-)!
    Beijos
    Flavia Molina

    ResponderExcluir
  2. Mari, parabéns pelo blog! Não conhecia...
    Quando tiver filhos vou praticar a conversa à mesa.
    Beijão, Ligia Costa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Mariana!! Adorei o blog, e essa matéria é muito pertinente, vou melhorar isso lá em casa.hehe
    Bjs
    Cássia Guerreiro

    ResponderExcluir
  4. Muito pertinente este assunto, principalmente numa cidade como a nossa cheia de correria. Precisamos priorizar pelo menos fazer isto se não der na semana, não deixar que isto não aconteça também nos finais de semana. Na minha prática familiar priorizamos sempre os jantares, porque para minha família dá. E tem sido bem rico, pois em momentos de descontração surgem assuntos, dúvidas super importantes e assim o nosso relacionamento tem se estreitado.
    Lindo texto. Obrigada.
    Naísa

    ResponderExcluir
  5. Amei, Assino em baixo, em casa o momento jantar é praticamente sagrado, todos juntos à mesa!!! Beijos a todas! Beta

    ResponderExcluir