segunda-feira, 23 de março de 2009

Slow Atitude - Você sabe o que é?


Há algum tempo, recebi um e-mail da minha mãe que me chamou a atenção. Tentei fazer o máximo para transformar os slides em texto. Ficou longo, mas peço a paciência de vocês e uns 5 minutinhos para lê-lo inteiro. Vale à pena. Quem sabe ele mude alguma coisa na sua maneira de viver...

Atualmente está surgindo um grande movimento na Europa: O Slow Food, em contraponto com o Fast Food e o que ele representa como estilo de vida.


Este movimento preconiza que se deve comer e beber com calma, dar tempo para saborear os alimentos, desfrutar a sua preparação, em família, com amigos, sem pressa e com qualidade.
Este primeiro movimento deu origem a um outro mais amplo, chamado Slow Europe, que questiona a pressa e a loucura geradas pela globalização, pelo desejo de ter quantidade ao contrário do ter em qualidade; qualidade de vida ou qualidade do ser.

Segundo pesquisa da revista Business Week, os trabalhadores franceses ainda que trabalhem menos horas ( 35 horas por semana ) são mais produtivos que os seus colegas americanos e ingleses.

Também chamado por Slow Atitude, tem chamado a atenção do mundo. Não significa ter menor produtividade, significa trabalhar e fazer as coisas com mais qualidade e mais produtividade, com maior perfeição e com atenção aos detalhes e menos stress.

Retornar os valores da família, dos amigos, do tempo livre, do prazer dum ócio e da vida em pequenas comunidades.

Retornar os valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do quotidiano, da simplicidade de viver e conviver e até da religião e da fé.

Significa ambiente de trabalho com menos pressão, mais alegre, mais leve e portanto mais produtivo, onde os seres humanos realizam com prazer o que melhor sabem fazer.

“A vida é aquilo que acontece enquanto planejamos o futuro.” – John Lennon.

Quem mora numa cidade como São Paulo, fica difícil entrar neste esquema, mas se vivermos o Slow Atitude quando retornamos para nossos lares, com certeza já será um grande começo.


Sentarmos à mesa com a família, não ligarmos a T.V. ou o computador “no automático”; no lugar deles, ligue uma boa música; se reuna após um dia de trabalho ou estudos, desde o começo da preparação do jantar, com a família, os amigos.


Tenho certeza que além de servir como um ótimo começo, vamos descobrir pessoas novas dentro daquelas que estamos ao lado todos os dias.


Deixe-se descobrir e descubra a sua família e amigos. Todos só tem a ganhar com tudo isso, pois todos temos tesouros escondidos, que o “fast food” faz com que até nós mesmos nos esqueçamos deles.

2 comentários:

  1. É realmente diminuir o nosso ritmo. Há algum tempo tenho feito isso com o trânsito. Deixo os apressadinhos passarem na minha frente, só ocupo a faixa do meio ou da direita. Quando o sinal está amarelo eu reduso ao invés de acelerar... estas pequenas ações tem me poupado um stress tremendo.
    Adorei a reportagem!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Mariana, este texto é maravilhoso. Precisamos viver e divulgar muiiiiiiiiiiiito isto. Tenho dificuldade no cotidiano de praticar o Slow atitude, só em feriados ou férias, no dia a dia é tudo muito corrido. Mas, textos como este nos fazem refletir e mudar.
    Bjs.

    ResponderExcluir